Polícia prende 251 pessoas em grande operação antiterrorismo na Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 06h37
  • BlueSky

Istambul, 24 jul (EFE).- A polícia da Turquia prendeu nesta sexta-feira 251 pessoas em uma operação de grande envergadura realizada em 13 províncias do país, com o objetivo de capturar integrantes das redes jihadistas vinculadas ao Estado Islâmico (EI), assim como simpatizantes da guerrilha curda e células marxistas.

Uma militante da organização de extrema-esquerda DHKP-C morreu durante uma troca de tiros com os agentes dentro de sua própria casa em Istambul, informou a agência “Analodu”.

Também em Istambul, onde foram verificados 140 domicílios suspeitos, a polícia prendeu 98 pessoas, entre elas 36 cidadãos estrangeiros, acrescentou a “Anadolu”, sem especificar os motivos pelos quais eles foram detidos.

Na capital, Ancara, nove pessoas foram presas acusadas de serem militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ou simpatizantes do EI.

Em Sanliurfa, capital da província na qual ocorreu o atentado suicida contra uma reunião da esquerda curda que deixou 32 mortos na última segunda-feira e atribuído aos jihadistas, a polícia prendeu outros 35, todos simpatizantes do PKK.

Já na província de Bursa, no oeste do país, os nove presos são integrantes da YDG-H, a ala juvenil do PKK, que na quarta-feira reivindicou o assassinato de um islamita em Istambul. A vítima, segundo a organização, pertencia ao “alto escalão” do EI.

O assassinato foi uma resposta ao massacre de Suruç. Em comunicado, a YDG-H anunciou a intenção de realizar novas execuções de importantes figuras da rede jihadista.

A operação policial ocorre um dia depois de o comitê executivo do PKK ter atribuído a responsabilidade do atentado ao AKP, o partido islamita que está no poder desde 2002, por seu suposto apoio ao EI.

O PKK pediu aos seus simpatizantes na Turquia par “transformar a dor em fúria, organizar forças de autodefesa e lutar pela vitória contra os fascistas do AKP e sua máscara, o EI”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.