Putin e Blatter comandarão sorteio das eliminatórias da Copa de 2018
São Petersburgo (Rússia), 25 jul (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, comandarão na tarde deste sábado o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
A cerimônia vai acontecer no suntuoso Palácio de Constantino de São Petersburgo, conhecido como a residência de verão do chefe do Kremlin às margens do golfo da Finlândia.
Putin, o principal defender do suíço desde a explosão do escândalo de corrupção que fez tremer os alicerces do principal órgão do futebol mundial, receberá Blatter horas antes do início do sorteio.
O presidente russo defende com unhas e dentes a inocência de Blatter e a transparência da candidatura russa para sediar o Mundial, posta em dúvida junto à do Catar, que receberá a Copa em 2022, e denunciou a “grosseira ingerência” da Justiça dos EUA na Fifa.
Esta é a primeira vez que Blatter deixa seu país para viajar ao exterior desde que em maio a Justiça americana ordenou a detenção de vários diretores do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
O suíço de 79 anos não compareceu, por exemplo, ao Mundial de futebol feminino realizado no Canadá em junho, nem à Copa América que aconteceu este mês no Chile.
Levando em conta que deixará o cargo definitivamente em fevereiro de 2016, o sorteio de hoje será mais que previsivelmente seu último grande evento internacional como presidente da Fifa.
Para evitar incidentes como o ocorrido recentemente quando um comediante britânico atirou um maço de notas de dólares falsas contra Blatter durante um ato público, o suíço se hospedou perto do palácio rodeado por estritas medidas de segurança. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.