Rebeldes enfrentam jihadistas e tomam controle de cidades do norte da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 10h19

Beirute, 6 jan (EFE).- Rebeldes de várias facções islamitas do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, vinculados à Al Qaeda, tomaram nesta segunda-feira o controle de Serin e de Manbech, na província de Aleppo, no norte sírio.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos precisou que os insurgentes tomaram ambas as cidades depois que os jihadistas se entregaram após violentos combates na zona.

Enquanto isso, prosseguiram hoje os choques entre ambas as partes no cidade de Tal Rafat, na mesma província, onde os insurgentes tomaram o controle da sede principal do Estado Islâmico.

Nos últimos dias, se intensificaram os enfrentamentos entre os extremistas e membros de outros grupos islamitas contrários ao regime de Damasco.

Os choques se desenvolvem nas províncias de Hama, Idlib, Aleppo e Al Raqqa.

Pelo menos 59 rebeldes morreram no domingo em combates entre várias facções islamitas e o Estado Islâmico em distintas partes da Síria, segundo o Observatório.

O Exército Livre Sírio (ELS), de tendência moderada, pediu hoje que os combatentes estrangeiros do Estado Islâmico se unam a eles na luta contra o regime de Bashar al-Assad e deixem de enfrentar outros rebeldes. EFE