Rebeldes lançam milhares de foguetes contra povos de maioria xiita na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 12h00
  • BlueSky

Beirute, 10 ago (EFE).- Rebeldes de várias facções dispararam desde meia-noite mais de mil foguetes e bombas contra os povos de Fua e Kafrin, de maioria xiita e situados na província setentrional síria de Idlib, informaram nesta segunda-feira ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que a periferia de ambas localidades é palco de violentos enfrentamentos entre as forças do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiadas por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, e combatentes da Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outras facções rebeldes aliadas.

A ONG destacou que há informações de que os opositores ao governo sírio poderiam ter avançado.

Quase toda a província de Idlib está em mãos do braço da Al Qaeda e outros grupos rebeldes sírios que nos últimos meses arrebataram do regime amplas áreas desta região.

Por outro lado, na cidade de Aleppo, pelo menos três pessoas morreram hoje pelo impacto de vários foguetes lançados por “terroristas” contra o bairro de Al Midan, segundo uma fonte da Chefia de Polícia, citada pela agência de notícias oficial síria, “Sana”.

O Observatório elevou o número de vítimas para quatro falecidos, entre eles dois menores, e 20 feridos, e acrescentou que os projéteis não só caíram em Al Midan, mas também no distrito de Suleiman Halabi, ambos sob o controle do regime.

A Síria é palco de um conflito há mais de quatro anos que causou mais de 240 mil mortos, segundo o Observatório. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo