Rebeldes lançam ofensiva para tomar o controle da cidade de Deraa, na Síria
Beirute, 25 jun (EFE).- Rebeldes de várias facções iniciaram nesta quinta-feira uma ofensiva para tomar o controle da cidade de Deraa – o “berço da revolução” e a mais importante do sul da Síria – e expulsar de lá as forças do regime, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
O Observatório relatou que os efetivos governamentais e combatentes de mais de 50 grupos estão travando combates na cidade desde o amanhecer. Entre os rebeldes estão membros da Frente al Nusra – grupo sírio ligado à Al Qaeda -, do Movimento Islâmico dos Livres de Sham e do Movimento Muthana.
Os insurgentes estão lançando projéteis de artilharia e disparando com armas automáticas contra alvos em distintas partes da cidade, o que, por enquanto, já causou três baixas entre os soldados do regime.
Por outro lado, helicópteros do Exército sírio lançaram mais de 60 barris com explosivos contra várias áreas da cidade desde a meia-noite de ontem.
Os rebeldes emitiram um comunicado nas últimas horas anunciando o início da “Batalha da Tempestade do Sul” para conquistar Deraa, o “berço da revolução”, porque foi nesta cidade que começaram os protestos em março de 2011 contra o regime de Bashar al Assad, e de lá se expandiram para outras partes.
Na nota, os rebeldes assinalaram que criaram uma central de operações que coordenará os movimentos de seus combatentes.
Nos últimos meses, as forças de oposição avançaram pelo norte da província de Deraa, onde recentemente tomaram o controle da 52ª base das Forças Armadas, uma das maiores do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.