Reino Unido reforça segurança em seus portos
Londres, 8 jan (EFE).- As autoridades do Reino Unido aumentaram a segurança nos portos do país após o atentado na França, embora não haja uma ameaça específica contra o país, informou nesta quinta-feira o Governo local.
As forças da ordem vigiarão sobretudo os automóveis e caminhões nos portos que ligar Reino Unido e França, segundo uma porta-voz da residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, a Downing Street.
Trata-se de uma medida de “precaução” depois do ataque contra a revista francesa “Charlie Hebdo”, no qual 12 pessoas morreram.
“A (informação de) inteligência não sugere que haja uma mudança no nível de ameaça aqui, mas como medida de precaução, reforçamos a segurança fronteiriça”, acrescentou.
O Governo também indicou que as pessoas que viajarem para a França notarão uma maior vigilância, assim como nos controles que são feitos em Gare du Nord, estação parisiense de onde saem e chegam os trens Eurostar vindos de Londres.
A porta-voz especificou que se trata de medidas “apropriadas” após o ataque, mas que a decisão não é baseada em uma mudança no nível de segurança do país.
A ministra de Interior britânica, Theresa May, presidiu hoje uma reunião do chamado comitê Cobra de segurança, da qual participaram representantes das forças de segurança e cujo objetivo era avaliar as medidas que o Reino Unido podia tomar após ataque.
O nível de segurança do país está atualmente em “grave”, abaixo do “crítico”, o nível mais alto de um total de cinco. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.