Representantes internacionais estendem estadia na Suíça para negociar com Irã
Lausanne (Suíça), 29 mar (EFE).- Os representantes de Estados Unidos, França e Alemanha decidiram neste sábado estender a estadia na cidade suíça de Lausanne para continuarem as negociações nucleares com o Irã.
O chefe da diplomacia dos EUA, John Kerry, decidiu não viajar para Boston, sua cidade natal, para participar de um ato em homenagem ao falecido senador Edward Kennedy, previsto para este domingo e segunda-feira, segundo informaram fontes do Departamento de Estado.
Fontes diplomáticas francesas disseram que o ministro da França, Laurent Fabius, cancelou uma visita oficial ao Cazaquistão, aonde viajaria junto com o colega alemão, Frank-Walter Steinmeier.
O Irã e a comunidade internacional estabeleceram um prazo até a meia-noite da próxima terça-feira para concluir com sucesso as negociações sobre o controverso programa atômico iraniano.
Nesta manhã, as negociações ganharam o reforço do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que até agora quase não tinha se envolvido pessoalmente nas conversas. Os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, e do russo, Sergei Lavrov, devem chegar a Lausanne nas próximas horas.
Com isso, ficará completo o grupo 5+1, composto pelas cinco potências com direito a veto no Conselho de Segurança e mais a Alemanha. Os seis países querem colocar um fim a uma década de conflito nuclear com o Irã, que acusam de ter intenções militares com suas atividades atômicas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.