Responsável de segurança do EI morre após ataque de drone na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 12h09

Beirute, 8 jul (EFE).- Um responsável de segurança do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e dois civis morreram na noite de terça-feira em um ataque realizado por um avião não-tripulado no centro da cidade de Al Raqqah, principal reduto dos jihadistas na Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG, que citou ativistas na zona, precisou que o drone teve como alvo o veículo em que estava o líder do EI, de nacionalidade uzbeque, diante de um hotel perto da rotatória de Naeem, nessa mesma cidade.

O dirigente do EI, cuja identidade não foi especificada pelo Observatório, faleceu no ato, enquanto também perderam a vida dois civis que estavam nesse local no momento do ataque.

Por enquanto, ainda não se sabe se por trás deste bombardeio está a coalizão internacional, liderada pelos EUA.

Não é a primeira vez que aviões não-tripulados têm como alvo líderes do EI.

Em 26 de setembro, três dias depois que a coalizão iniciou suas operações na Síria, dois responsáveis da organização extremista morreram pelo ataque de um drone, quando saíam em uma motocicleta de um quartel do EI em Zugair Yazira, no oeste da província de Deir ez Zor.

Ontem, o Observatório ressaltou que pelo menos 78 radicais tinham morrido desde a noite de domingo em combates contra as forças curdas e pelos bombardeios da aliança internacional nas províncias de Aleppo, Al Raqqah e Al Hasaka, todas no norte do país.

O presidente americano, Barack Obama, assegurou na segunda-feira que a estratégia contra o EI no Iraque e Síria estava progredindo e, embora levará tempo, permitirá criar as condições para que o jihadismo não volte a solapar a instabilidade do Oriente Médio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.