RETROSPECTIVA ESPORTIVA 2014

  • Por Agencia EFE
  • 23/12/2014 15h27

A Agência Efe transmite hoje (23) uma série especial com os principais acontecimentos esportivos de 2014, com os seguintes conteúdos:.

None

BASQUETE – O Brasil voltou a ter papel de destaque no basquete mundial em 2014, pelo título de Tiago Splitter na NBA, com o San Antonio Spurs, pela conquista do Flamengo na Copa Intercontinental e com o sexto lugar da seleção masculina no Campeonato Mundial.

None

BRASIL OLÍMPICO – Ídolos do esporte olímpico brasileiro repetiram o bom desempenho de anos anteriores em 2014, mas ganharam a companhia de atletas nem tão conhecidos no cenário nacional, que despontaram com vitórias importantes e, agora, também aparecem como candidatos às medalhas em disputa nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

None

CICLISMO – A temporada de 2014 no ciclismo foi marcada por um Tour de France desfalcado – no qual o italiano Vincenzo Nibali se aproveitou da ausência dos vencedores de 2011 e 2012 e do vice de 2013 para ficar com o título – e pelo triunfo de Alberto Contador na Volta da Espanha, sua segunda grande conquista desde as punições por doping em 2012.

None

ESPORTE A MOTOR – Mercedes e Lewis Hamilton acabaram com a hegemonia de Red Bull e Sebastian Vettel na Fórmula 1, que durava quatro temporadas, em ano de retormada para Felipe Massa na Fórmula 1, vice-campeonato de Hélio Castroneves na Fórmula Indy, terceiro lugar de Felipe Nasr na GP2 e título de Rubens Barrichello na Stock Car.

None

FUTEBOL AMÉRICAS – O San Lorenzo era o único grande da Argentina que não havia conquistado o continente, e até viu sua sigla CASLA, se tornar piada, com o apelido de “Club Atlético Sin Libertadores de América”, mas em 2014 essa história mudou, em uma trajetória que tem relação com um ilustre torcedor, o papa Francisco.

None

FUTEBOL EUROPEU – Foram 12 anos de espera para a torcida do Real Madrid, desde o golaço de Zinedine Zidane e a vitória sobre o Bayer Leverkusen em 2002 até, liderada pelas grandes atuações de Cristiano Ronaldo, a equipe espanhola voltar a ficar com o título da Liga dos Campeões e se sagrar decacampeã continental.

None

OBITUÁRIO – O ano de 2014 foi marcado pela morte de duas das maiores lendas do futebol mundial, o português Eusébio e o hispano-argentino Alfredo Di Stéfano, assim como a de personagens bastante conhecidos no Brasil como Bellini, Fernandão e o “casal 20” Washington e Assis.

None

SELEÇÃO BRASILEIRA – Uma temporada com 12 vitórias e apenas duas derrotas em 16 jogos não pode representar um fracasso para uma equipe, mesmo a seleção brasileira, a não ser que essas duas derrotas tenham acontecido em uma Copa do Mundo em casa e que, somadas, incluam dez gols sofridos.

None

SELEÇÕES INTERNACIONAIS – Em terras brasileiras, quem mostrou mais jogo de cintura foi a Alemanha, que venceu longos deslocamentos, enfrentou o calor sem reclamar, se adaptou muito bem ao país, passou por cima dos adversários – com direito a acachapante 7 a 1 sobre os anfitriões – e conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez em 24 anos.

None

TÊNIS – Roger Federer se mostrou “interminável” em 2014 e acrescentou seis troféus à sua estante, um deles inédito conquistado na Copa Davis, mas mesmo assim não conseguiu superar Novak Djokovic, que obteve os melhores resultados e fechou a temporada no topo do ranking mundial.

None

VÔLEI – Tanto as seleções brasileiras quanto o Sada Cruzeiro, no masculino, e o Molico/Osasco, no feminino, tiveram bom desempenho nos Mundiais de vôlei realizados em 2014, mas fracassaram no momento de decidir e deixaram o país sem medalhas douradas na temporada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.