Revelados vínculos entre companhia do depósito acidentado e governo local

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 02h58
  • BlueSky

Pequim, 17 ago (EFE).- A revista econômica “Caijing” publicou nesta segunda-feira que a pessoa que realmente controla a empresa proprietária da terminal de contêineres do porto de Tianjin, norte da China, na qual foram registradas duas explosões na quarta-feira passada é o filho de um ex-alto funcionário do governo local.

Apesar do titular oficial da empresa Ruihai International Logistics ser Zhi Feng, como se sabe desde o começo, e os principais acionistas serem duas pessoas chamadas Li Liang e Shu Zheng, com 55% e 45% das ações, respectivamente, quem “controla realmente” a companhia é Dong Mengmeng.

Assim assegura a revista, afirmando que Dong é o filho do ex-diretor do Escritório de Segurança Pública do Porto de Tianjin, onde fica o terminal de depósitos.

Descartou-se, assim, que Zhi Feng fosse filho do vice-prefeito de Tianjin, Zhi Shenghua, como alguns meios de imprensa tinham publicado inicialmente.

A vinculação entre a companhia e o governo confirmada pela “Caijing” aumenta as suspeitas sobre a obscuridade na gestão da catástrofe, sem que ainda se tenha revelado quem a provocou.

Na sexta-feira Gao Huaiyou, subdiretor de segurança do trabalho de Tianjin, declarou que, entre outros motivos, não se pode determinar quem armazenava os contêineres, devido a “divergências maiores entre a documentação da empresa e os registros dos clientes”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.