Rússia e Arábia Saudita assinam acordo de cooperação em energia nuclear
São Petersburgo (Rússia), 18 jun (EFE).- A Rússia e A Arábia Saudita assinaram nesta quinta-feira um convênio de cooperação intergovernamental em matéria de energia nuclear para usos pacíficos, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Pela primeira vez na história das relações entre Moscou e Riad, os governos debateram a colaboração em um amplo espectro de atividades relacionadas à energia nuclear. Com isso, os dois países poderão se apoiar a partir de agora na construção e exploração de usinas nucleares, serviços e manutenção neste tipo de instalações, reciclagem de material radioativo, produção de radioisótopos e seu uso civil, assim como a formação de especialistas em energia nuclear.
O convênio prevê a constituição de um conselho coordenador e de grupos de trabalho para estudar e executar projetos concretos, organizar seminários, cooperar na formação de cientistas e técnicos e trocar informação.
Hoje também, o ministro da Defesa saudita, Mohammed bin Salman, informou ao presidente russo, Vladimir Putin, que o rei Salman bin Abdul Aziz al Saud aceitou o convite de visitar a Rússia feito pelo chefe do Kremlin. Ele aproveitou a ocasião para convidar Putin a visitar o país árabe.
“Aproveitarei com prazer o convite”, respondeu o líder russo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.