Samy Dana: Ainda que juros real seja menor da Selic, Brasil tem 11ª maior taxa

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 08h03 - Atualizado em 24/09/2019 10h13
Pixabay Moedas empilhadas O calculo do jornal Valor Econômico, que leva em conta a Selic de 5,5% ao ano e a avaliação da Bolsa de São Paulo, que já desconta a inflação projetada

Brasil tem nesta terça-feira (24) o menor juros real da história, com 1,37% ao ano. Este é o calculo do jornal Valor Econômico, que leva em conta a Selic de 5,5% ao ano e a avaliação da Bolsa de São Paulo, que já desconta a inflação projetada.

“Bom, não é a menor da história. É a menor Selic da história. Já tivemos época de taxas negativas, no período hiper inflacionário. Ou seja, a taxa era positiva mas a inflação era maior ainda. Ainda que a taxa seja a menor da Selic, o Brasil tem a 11ª maior taxa – entre mais de 180 países.”

“Não adianta ter essa taxa baixa se o juros do cartão de crédito e do cheque especial seja de 300%. Precisamos estudar porque acontece isso. É falta de concorrência? É ineficiência dos bancos? São muitos impostos? Porque é o que chega no bolso do consumidor. E, para investir, com uma taxa real tão baixa, as pessoas precisam entrar em outros instrumentos como na Bolsa de Valores”, completa Samy.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.