Secretário de Defesa dos EUA visita Iraque para apoiar luta contra o EI
Bagdá, 23 jul (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, fez uma visita surpresa a Bagdá nesta quinta-feira, em mais uma etapa de seu tour pelo Oriente Médio, para mostrar o apoio de Washington à luta contra o Estado Islâmico (EI).
A previsão é que Carter se reúna com o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, e com o ministro da Defesa, Khaled al Obeidi, para analisar o andamento do combate aos jihadistas e a operação militar que pretende libertar a cidade de Al Anbar, no oeste do país, controlada em grande parte pelo EI.
Carter chegou à capital iraquiana após passar pela Jordânia, onde se comprometeu a continuar colaborando com Amã na luta contra os radicais. A Jordânia é um dos países que contribuem para a coalizão liderada pelos americanos para bombardear a Síria e o Iraque.
Antes, o secretário americano fez escala na Arábia Saudita, onde se reuniu com o rei Salman bin Abdul Aziz, acompanhado do príncipe herdeiro e ministro da Defesa, Mohammed bin Salman.
Depois do encontro, Carter disse que o monarca saudita deve visitar os EUA no próximo outono para se reunir com o presidente Barack Obama, informou a agência oficial “SPA”.
Esse é o primeiro tour que Carter realiza desde que assumiu o cargo em fevereiro e coincide com a recente aprovação do acordo nuclear entre o Irã e o Grupo 5+1 (EUA, França, China, Rússia, Reino Unido, mais Alemanha).
Além da luta contra o terrorismo, o enviado de Washington procura tranquilizar os aliados americanos no Oriente Médio sobre o pacto atômico, medida que os países árabes sunitas temem proporcionar um reforço para a influência de Teerã em nível regional e internacional. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.