Seul procura gestos conciliadores para propiciar diálogo com Pyongyang
Seul, 19 jan (EFE).- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, pediu nesta segunda-feira aos funcionários de seu governo que trabalhem para criar as condições que propiciem o diálogo com o regime de Pyongyang, o que poderia incluir a proibição dos polêmicos envios de propaganda à Coreia do Norte.
“Espero que se esforcem para conseguir as condições para que a Coreia do Norte possa responder”, disse Park em um encontro no escritório presidencial, onde compareceu em uma sessão informativa sobre as políticas da Coreia do Sul na Coreia do Norte, segundo a agência local “Yonhap”.
A governante não deu detalhes sobre tais condições, mas os analistas concordam em que poderiam incluir a tomada de medidas sobre o envio de balões com panfletos de propaganda contrários ao regime comunista para a Coreia do Norte.
A campanha de panfletos foi uma fonte constante de tensão entre as duas Coreias, que continuam tecnicamente em guerra há quase 65 anos, já que o conflito bélico que aconteceu entre 1950 e 1953 terminou em trégua, e não em um tratado de paz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.