Sharif convida Cazaquistão a se unir ao corredor econômico chinês-paquistanês

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 13h58

Astana, 26 ago (EFE).- O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, convidou nesta quarta-feira o Cazaquistão a se unir ao projeto do corredor econômico entre China e Paquistão, e expressou disposição em aumentar a cooperação com a nação centro-asiática rica em minerais e petróleo.

“Gostaríamos de ampliar nossa relação com o Cazaquistão e com os países da Ásia Central nos âmbitos de comércio, economia e transporte”, disse Sharif durante uma reunião com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, em Astana.

“Convidamos o Cazaquistão para que se transforme em uma parte do sistema de transporte chinês-paquistanês, que levará seu país e os países de Ásia Central às águas do mar Arábico”, acrescentou o primeiro-ministro paquistanês.

O corredor econômico da China e Paquistão é um plano de US$ 46 bilhões que inclui a construção de estradas, rotas de ferrovia e projetos de energia para unir o porto paquistanês de Gwadar, nos Mar Arábico, com a região noroeste chinesa de Xinjiang.

Sharif declarou aos jornalistas após sua reunião com Nazarbayev que o Paquistão espera que o projeto impulsione o comércio bilateral. “Ficaríamos muito contentes de importar petróleo e gás do Cazaquistão”, acrescentou.

“Estamos de acordo em desenvolver nossa relação nos âmbitos de comércio, economia, ciência e tecnologia e tráfego aéreo. Também acordamos a criação de empresas conjuntas na indústria têxtil, agricultura e farmacêutica entre outras”, acrescentou.

Atualmente, há cerca de 70 empresas paquistanesas registradas no Cazaquistão, dedicadas principalmente ao comércio no atacado, aos bens de consumo, ao turismo, à construção e à publicidade.

O comércio bilateral alcançou no ano passado cerca de 29 milhões de euros, muito abaixo de seu potencial, disse Sharif.

“Ambas as partes devem fazer esforços para utilizar todas as opções disponíveis, enquanto exploram novas áreas de cooperação. Neste sentido, a adesão do Cazaquistão à OMC (organização Mundial do Comércio) será fundamental para melhorar o comércio do país com o Paquistão, um membro fundador da organização”, indicou.

O presidente Nazarbayev acrescentou que o sistema de transporte teria um papel primordial nas relações comerciais e econômicas entre ambos países.

“Com a liderança do primeiro-ministro Nawaz Sharif, o Paquistão está crescendo economicamente e se transformou em um ator importante na política mundial”, disse Nazarbayev após sua reunião no palácio presidencial Akorda.

Nazarbayev também agradeceu Sharif pelo apoio que recebe do Paquistão.

“O Paquistão apoiou o Cazaquistão na Conferência sobre Interação e Medidas de Confiança na Ásia, na adesão do Cazaquistão à OMC, deu seu voto para receber a EXPO-2017, e agora apoia a candidatura do Cazaquistão para se transformar em membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Por tudo isto, somos muito agradecidos ao Paquistão”, disse Nazarbayev. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.