Sobe para 274 o número de mortos em explosão de mina na Turquia
Istambul, 14 mai (EFE).- O número de mortos na explosão de uma mina de carvão no oeste da Turquia já chegou a 274, informou nesta quarta-feira o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, que afirmou que esse número será ainda maior.
O ministro detalhou que esse número de 274 corresponde aos corpos já recuperados e disse que os trabalhos de resgate serão retomados após a meia-noite e continuarão até a manhã.
“Já entregamos 196 caixões às famílias, e esperamos que este trabalho possa terminar amanhã (quinta-feira). Por enquanto restam dois setores difíceis”, declarou Yildiz.
Segundo o ministro, “se a causa do desastre foi a explosão de um transformador elétrico ou outra coisa, será esclarecido depois; o processo jurídico e as investigações começarão quando tenhamos retirado todos os trabalhadores”.
Durante esta quarta-feira, o titular de Energia tinha afirmado que cerca de 100 mineiros tinham ficado presos trás do ponto no qual aconteceu o incêndio, presumivelmente por uma falha elétrica, motivo pelo qual tudo indica que o número total de mortos superará amplamente os 300.
Em todo caso, já é o pior desastre na história da mineração da Turquia, na frente do ocorrido em Zonguldak em 1992, quando morreram 263 operários.
Na última década, a mineração na Turquia, um setor com um alto número de acidentes, custou uma média de 80 vidas por ano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.