Sobe para 95 o número de mortos pelo ebola em Guiné, com 151 casos

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2014 15h44

Nairóbi, 7 abr (EFE).- Pelo menos 95 pessoas morreram por causa do vírus do ebola na Guiné, onde até o momento foram registrados 151 casos de contágio, informou nesta segunda-feira a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Esta ONG assegura em comunicado que vários pacientes, sem detalhar quantos, receberam alta após superar a doença, apesar de não existir um tratamento médico específico contra a mesma.

As possibilidades de sobrevivência aumentam quando os afetados permanecem constantemente hidratados e recebem tratamentos para as infecções secundárias.

A ONG se viu obrigada a suspender suas atividades em Macenta, um povoado no sudeste do país, depois que um grupo de pessoas lançou pedras contra suas instalações e veículos acusando-a de ter levado este vírus à Guiné.

“Entendemos o incidente, vimos reações similares em outros países. Nestas situações, a segurança é garantida fazendo a população compreender a doença e seus riscos de contágio”, argumentou o coordenador de emergências da MSF, Henry Gray.

O surto do ebola surgiu no último dia 22 de março em Guiné e se estendeu a Libéria e Serra Leoa, onde foram registradas sete e duas mortes, respectivamente.

O vírus, que causou várias mortes na África nos últimos anos e é uma ameaça para a saúde global, é considerado também um possível agente de guerra biológica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.