Tóquio confirma a morte de três japoneses em atentado na Tunísia

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 23h50

Tóquio, 19 mar (EFE).- O governo japonês confirmou nesta quinta-feira (data local) a morte de três de seus cidadãos no ataque terrorista ocorrido ontem em Túnis que deixou mais de 20 mortos e no qual também ficaram feridos outros três japoneses.

Um porta-voz do Executivo explicou à emissora pública “NHK” que, após revisar os dados procedentes da Tunísia – onde se informou inicialmente da morte de cinco cidadãos japoneses -, Tóquio confirmou que há nomes duplicados e que só três pessoas do país morreram.

O governo de Tóquio não tornou público por enquanto o estado no qual se encontram os outros três japoneses feridos.

Por sua parte, o ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, qualificou de “desprezíveis e imperdoáveis” os ataques e insistiu que o Japão redobrará esforços junto à comunidade internacional na luta contra o terrorismo.

O governo da Tunísia confirmou a morte de 21 pessoas, entre elas 17 turistas estrangeiros, e que pelo menos 30 ficaram feridas nos ataques – os piores sofridos pelo país desde 2002 -, cometidos por um grupo de pelo menos quatro homens armados na área em torno do parlamento e do Museu do Bardo, no centro da capital tunisiana.

Embora a polícia ainda mantenha abertas todas as possibilidades, os indícios apontam que se trataria de uma ação de grupos jihadistas vinculados com a organização da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), com o movimento radical Ansar al Sharia ou mesmo uma célula do Estado Islâmico (EI). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.