Tufão Chan Hom se afasta da costa leste da China
Pequim, 12 jul (EFE).- O tufão Chan Hom se afasta neste domingo da costa leste da China debilitado após chegar ao continente no sábado e sem que se tenha registrado, por enquanto, nenhuma vítima, embora tenha afetado cerca de 710 mil pessoas, segundo as autoridades locais.
A tempestade, com ventos de mais de 120 km/h e fortes chuvas que provocaram inundações, causou danos em 81.460 hectares de cultivo, segundo o serviço de emergências da província de Zhejiang, a mais afetada, citado pela agência oficial “Xinhua”.
Chan Hom obrigou a evacuação de mais de um milhão de pessoas, causou cortes de energia e fez com que mais de 600 voos e 7.300 viagens de barco fossem cancelados.
O alerta por causa do tufão já foi rebaixado de vermelho, o máximo nível, para laranja, o segundo, já que se desloca em direção ao mar.
O Serviço Meteorológico Nacional chinês previu que a tempestade poderia chegar à península de Coreia e as províncias do nordeste chinês como Shandong, Liaoning, Jilin e Heilongjiang entre domingo e segunda-feira, mas com muita menos força.
Em sua passagem por Taiwan, o tufão causou um morto e três feridos e provocou a paralisação da ilha nesta sexta-feira, enquanto no Japão houve 19 feridos como consequência dos fortes ventos e das fortes ondas provocadas pela tempestade. EFE
avc/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.