Tufão “Soudelor” provoca evacuação de quase 5.000 pessoas na China
Pequim, 7 ago (EFE).- Quase 5.000 pessoas da província de Fujian, no sudoeste da China, foram evacuadas devido à chegada do tufão “Soudelor”, que deve tocar terra amanhã nessa região, informou nesta sexta-feira a agência oficial “Xinhua”.
O tufão, que se movimenta em direção noroeste a uma velocidade de 20 km/h, chegará a Fujian após passar por Taiwan entre esta noite e amanhã de manhã, e o Centro Meteorológico da China mantém um nível de alerta laranja, o segundo mais alto em uma escala de quatro.
Os evacuados, principalmente agricultores, foram deslocados a região seguras do litoral, segundo a “Xinhua”.
As autoridades provinciais também pediram a todos os navios pesqueiros que voltem hoje ao porto, já que espera-se que vendavais precedam o tufão ao longo do dia.
O “Soudelor” é o 13º tufão do ano em chegar à China continental e se trata, segundo os meteorologistas, do mais potente de 2015 em todo o planeta.
No fim de semana passado esse tufão atravessou as Ilhas Marianas do Norte, causando grandes danos materiais, mas sem causar vítimas mortais.
O segundo tufão mais potente do ano, o “Pam”, causou 15 mortes no arquipélago de Vanuatu, também no Pacífico, no último mês de março. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.