Tufões “Atsani” e “Goni” se aproximam do Japão e deixam país em alerta

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 09h01
  • BlueSky

Tóquio, 22 ago (EFE).- O tufão “Atsani” está se aproximando das ilhas Ogasawara, situadas ao sul de Tóquio, gerando alertas de ondas altas, enquanto espera-se que outro tufão, “Goni”, procedente das Filipinas, chegue à província de Okinawa, no sul, no domingo.

Às 12h deste sábado (horário local, 22h de ontem em Brasília) “Atasni”, 16º tufão de 2015 no Pacífico, se encontrava cerca de 260 quilômetros ao leste da ilha de Chichijima, ao sul da baía de Tóquio, informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

A tempestade, classificada como “forte” pelo organismo meteorológico japonês, se desloca a uma velocidade de 15 km/h com rajadas de vento de 144 km/h, com as máximas alcançando 216 km/h, e uma pressão atmosférica de 950 milibares perto do centro.

A agência japonesa espera que a passagem do tufão arraste uma forte ressaca que deixe ondas de até oito metros de altura na região durante o dia.

Por sua parte, “Goni”, 15º tufão da temporada no Pacífico, avança lentamente em direção à Okinawa, no sul do Japão.

O tufão, classificado como “muito forte” pelo organismo japonês, se desloca com rajadas de vento de 162 km/h e uma pressão atmosférica de 945 milibares perto do centro.

A Agência Meteorológica do Japão espera que “Goni” chegue às ilhas sulinas de Sakishima, na província de Okinawa, no domingo.

O organismo japonês recomendou aos residentes das ilhas que estejam alertas perante fortes ventos e ondas de grande altura, já que prevê que “Goni” deixe o mar agitado e fortes chuvas na região desde a noite do sábado e até o domingo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.