Turquia anuncia nova onda de ataques na Síria e no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2015 10h00
  • BlueSky

Istambul, 25 jul (EFE).- A Turquia está preparando um terceiro ataque contra a milícia jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e outro contra posições do Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), a guerrilha curda, no norte do Iraque, anunciou neste sábado o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu.

“Demos instruções para uma terceira onda de operações na Síria e uma segunda onda no Iraque. Estas operações continuarão pelo ar e pela terra. Ninguém deve duvidar de nossa firmeza”, disse Davutoglu em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela emissora “NTV”.

O primeiro-ministro não deu detalhes sobre estas operações, nem esclareceu se poderiam incluir o movimento de tropas rumo a estes dois países ou se estava se referindo ao bombardeio das posições inimigas a partir da fronteira, como aconteceu nos últimos dois dias.

Após um tiroteio com membros do EI na fronteira síria na quinta-feira, a Turquia lançou na madrugada da sexta-feira seu primeiro ataque aéreo contra quartéis da milícia jihadista ao nordeste de Aleppo e nesta madrugada repetiu uma operação similar, ao mesmo tempo em que iniciou um amplo bombardeio contra refúgios do PKK no norte do Iraque.

Davutoglu assinalou que ontem tinha informado da campanha não só ao secretário-geral da Otan, mas também a Massoud Barzani, presidente do Curdistão autônomo no Iraque, que prometeu respaldar à Turquia em sua luta contra o EI e o PKK, disse.

O primeiro-ministro antecipou também que continuaria dentro da Turquia a operação policial de grande envergadura que começou na madrugada de ontem contra simpatizantes do EI, do PKK e facções marxistas, e na qual foram detidas até agora 590 pessoas em 22 províncias.

Davutoglu dedicou a maior parte de seu pronunciamento a ressaltar as atividades violentas do PKK e de sua ala urbana e juvenil, a YDG-H, que apenas nesta semana reivindicou a autoria de três assassinatos.

“Desde o dia 7 de junho (data das últimas eleições) foram registrados 281 atos terroristas do PKK, incluindo sequestros, 121 deles ataques armados”, assegurou Davutoglu.

Um relatório distribuído hoje mesmo pela agência semipública “Anadolu” detalha um total de 1.083 “atos violentos” atribuídos ao PKK desde o início de 2015, entre eles 154 “ataques armados”, quatro tiroteios, 172 explosões, 19 sequestros e 352 “ataques com paus ou pedras”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.