UE promete apoio à Tunísia e garante que terror não intimidará

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 14h52

Bruxelas, 18 mar (EFE).- A União Europeia (UE) se mostrou “horrorizada” com o atentado terrorista em Túnis (Tunísia) e reforçou que nem os 28 países-membros nem o país norte-africano se deixarão intimidar pelo terrorismo, ao tempo em que prometeu apoiá-lo com todos os seus instrumentos na luta contra o extremismo.

“Estou horrorizado com o atentado terrorista de hoje no Museu Bardo. Estamos preparados para apoiar o governo tunisiano em suas ações contra o extremismo e agradecemos sua pronta atuação para libertar os reféns”, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em comunicado, no qual destacou que a UE e a Tunísia “não se deixarão intimidar pelo terrorismo, dentro ou fora de casa”.

Por sua vez, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse em comunicado estar “determinação a cooperar” para enfrentar à “ameaça terrorista”. Este desafio comum já foi objeto de conversas de Federica com o ministro das Relações Exteriores tunisiano, Taieb Baccouche, em Bruxelas, ontem.

“A UE está disposta a mobilizar todos os seus instrumentos para respaldar plenamente a Tunísia em sua luta contra o terrorismo e a reforma da segurança, além de garantir que a transição democrática e as reformas econômicas beneficiem os tunisianos, começando pelos jovens”, reforçou a alta representante.

Ela transferiu suas condolências às famílias das vítimas e lembrou a solidariedade da UE com os tunisianos, algo que também fez o presidente do parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, através de uma de suas contas no Twitter.

“Horrorizado pelo massacre em Túnis. Minhas condolências às famílias e meu apoio total ao governo neste momento difícil. O terrorismo jamais vencerá”, escreveu.

Ao todo, 19 pessoas morreram, sendo 17 turistas estrangeiros, um policial e uma funcionária da limpeza do Museu do Bardo, onde os criminosos se esconderam com reféns, informaram fontes do governo tunisiano. O ataque também deixou 24 feridos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.