UE promete mais 78 milhões de euros para o combate ao ebola
Estrasburgo (França), 17 set (EFE).- Os 28 Estados-membros da União Europeia (UE) prometeram 78 milhões de euros extraordinários para a luta contra o ebola, anunciou nesta quarta-feira a comissária europeia de Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, durante um debate na Eurocâmara.
Essas contribuições nacionais vão se somar aos 150 milhões desbloqueados pela Comissão Europeia para ajudar a erradicar o vírus nos países africanos mais afetados: Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Guiné.
Kristalina informou que foi notificada sobre a decisão das autoridades nacionais na segunda-feira pela noite em uma reunião de alto nível em Bruxelas.
A comissária explicou que a ONU atualizou seu cálculo sobre a quantia necessária para conter a epidemia para cerca de US$ 1 bilhão.
Por isso, reivindicou que as instituições europeias “devem fazer ainda mais” para contribuir para a erradicação do vírus ebola, pois “uma propagação maior seria ainda mais difícil de conter, além do risco de mutação do vírus, o que pode torná-lo incontrolável na região”, advertiu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.