Vencedora do Nobel vai elaborar 1º relatório mundial sobre imigração indígena
Santiago do Chile, 20 out (EFE).- A fundação da vencedora do prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú, e o Observatório Internacional de Migrações (OCIM) assinaram um acordo para realizar o primeiro relatório mundial sobre imigração indígena, informaram nesta segunda-feira ambas organizações.
A guatemalteca Rigoberta Menchú, que está visitando o Chile, explicou que sua fundação e a OCIM definirão uma agenda a partir de 2015 para a realização do relatório, considerado um instrumento imprescindível para a orientação dos Estados na elaboração de políticas para proteger os direitos dos povos indígenas.
“Uma das ênfases da agenda é precisamente as imigrações indígenas, mas não para vê-las apenas como um problema, mas como uma oportunidade para os jovens indígenas para acessar ciência, tecnologia, comércio e a negociação de direitos”, declarou a vencedora do Nobel.
Menchú destacou ainda que o projeto se trata de uma cooperação sul-sul e não norte-sul, como costuma ser habitual.
“Aqui queremos otimizar as capacidades e as conquistas próprias de nossa região sul-sul. Isto tem bastante identidade do continente”, concluiu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.