Vendaval deixa 2 mortos e 5 mil desabrigados no Paraguai
Assunção, 6 abr (EFE).- Duas pessoas morreram e cerca de 5.000 pessoas perderam os telhados de suas casas no fim de semana devido a um vendaval que atingiu o departamento de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao norte de Assunção, informou nesta segunda-feira a Secretaria Nacional de Emergências (SEN).
O vendaval afetou aproximadamente mil casas de tijolo e telhas nas cidades de Horqueta e Loreto, no departamento de Concepción, onde também provocou a queda de postes de cimento e de alta tensão, disse à Agência Efe o diretor de operações da SEN, Aldo Zaldivar.
Segundo o órgão, cerca de 5.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas devido aos destroços. Além disso, duas pessoas de 52 e 40 anos morreram com a queda do teto e das paredes de suas residências. De acordo com Zaldivar, cerca de 70 casas ficaram totalmente destruídas.
O secretário de Emergência, Joaquín Roa, foi no domingo ao local da catástrofe para impulsionar a assistência do governo aos desabrigados.
A SEN levou mantimentos, chapas de zinco, colchões e cobertores para os desabrigados, embora a maioria tenha conseguido se alojar na casa de parentes e vizinhos, segundo o diretor de operações.
Equipes da SEN, do governo de Concepción e dos municípios próximos esperam concluir 80% dos trabalhos de assistência na região nesta segunda-feira.
Segundo Zaldivar, uma catástrofe dessa dimensão “é bastante incomum na região” e lembrou que a última vez que algo similar ocorreu foi em 2008, quando um temporal que atingiu o norte do Paraguai provocou fortes rajadas de vento que arrastaram objetos e derrubaram árvores em diferentes localidades.
O vendaval deixou grande parte da população dos departamentos de Concepción, Alto Paraguay e Amambay sem eletricidade. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.