Datafolha divide candidatos à Presidência em três pelotões
O Instituto Datafolha divulgou na madrugada desta quarta-feira (22) a sua primeira pesquisa presidencial após o início da campanha eleitoral.
No cenário principal, que é o que não tem Lula na disputa, a pesquisa tem pequena diferença em relação ao Ibope e divide os presidenciáveis em três pelotões. Jair Bolsonaro e Marina Silva despontam, no primeiro pelotão, dos outros nomes.
Essa é uma pesquisa que tinha um pouco mais da reação provocada pelo debate da TV. Os aliados de Marina e assessores atribuem essa performance na pesquisa à sua atuação no debate na TV.
No segundo pelotão estão Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, empatados tecnicamente. Eles precisam se contrapor à polarização entre PT x Bolsonaro, para ter chances de ir ao segundo turno.
Fernando Haddad aparece no terceiro pelotão, com Álvaro Dias. A pesquisa mostra a dificuldade dos candidatos de fazer encaixar suas estratégias para atingir o segundo turno.
Transferência de votos de Lula para Haddad
O ex-prefeito de São Paulo quer “ser Lula”, é assim, inclusive, que se apresenta. Mas não se sabe se há tempo e meios suficientes para se fazer isso antes da eleição.
O PT saiu do poder pelo impeachment, não tem mais veio de poder e recursos, não tem mais dinheiro de empreiteiras e tem contra si um tempo muito curto para se fazer conhecido.
Alckmin e Ciro também têm essa dificuldade de tempo para se garantir no segundo turno. A Marina Silva enfrenta outro desafio: não desidratar nos próximos dias, já que vai bem nas pesquisas e nos debates.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.