Discurso de que Governo não aumentaria impostos cai por terra

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2017 08h32 - Atualizado em 20/07/2017 08h32
Governo vai aumentar o PIS/Cofins incidente sobre combustíveis para garantir o cumprimento da meta fiscal em 2017

O Governo avaliou como necessário o aumento do PIS/Cofins incidente sobre combustíveis para garantir o cumprimento da meta fiscal em 2017.

“Se você se lembrar da ‘Ponte para o Futuro’, um dos alicerces era dizer que não haveria mais aumento da carga tributária, que o Governo teria uma gestão austera dos recursos e não precisaria recorrer a isso. Mas um ano depois da posse de Temer, estamos de volta a um dos remédios aplicados. Cai por terra o discurso de que não haveria o aumento da carga tributária, e a prática do ajuste fiscal vai se mostrando muito complicada”, avalia Vera Magalhães.

O Governo avalia ainda a possibilidade de elevar outro tributo para fechar as contas, já que há um rombo de aproximadamente R$ 10 bilhões para cobrir no Orçamento de 2017. Três alternativas estão em análise: IOF sobre operações de câmbio à vista, ou IOF sobre operações de crédito, ou Cide-combustível.

Para Vera Magalhães, o Governo ainda patina para cumprir sua meta fiscal e os deputados ainda votam benesses para si, o que gera contradições. “Benesses para quem já está devendo e, enquanto isso, cobra mais do bolso do consumidor”, critica Vera Magalhães.

Confira o comentário completo: