Governo deve editar MP para ajudar situação de venezuelanos em Roraima
O Governo vem tomando providencias para tentar controlar a situação dos refugiados venezuelanos em Roraima. Em reunião com o ministro Eliseu Padilha, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, o governador de Roraima, e ministros de áreas correlatas discutiram novas medidas.
Deve ser editada uma Medida Provisória para liberação de recursos do Tesouro para ajudar em Roraima. O Governo propôs R$ 70 milhões, mas a ajuda pode chegar a R$ 170 milhões. Os recursos serão para envio de homens, de alimentos e construção de três estruturas e centro de triagem em Pacaraima e Boa Vista.
Tanto a prefeita quanto o governador temem o agravamento da situação nos próximos meses e expuseram isso por conta do clima de chuvas que se inicia na região já no mês de março.
Outro impasse na reunião foi o centro de triagem, que não deve exigir vacinação. Mas a prefeita reforçou que há um surto de sarampo na região. As medidas são paliativas e governos locais continuam reclamando que o Governo federal demorou a agir.
Agora eles discutem como espalhar os refugiados pelo resto do Brasil. Mas a situação é semelhante ao dos presídios: ninguém quer no seu Estado. Espera-se que governos de outros Estados ajudem a receber os venezuelanos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.