Reforma política não foi votada na madrugada porque não havia certeza de aprovação
Se a preocupação era de que os deputados aprovassem um texto da reforma política na calada da madrugada, essa expectativa se esvaiu. Mas isso não se deve a uma consciência dos parlamentares e sim a uma insegurança quanto à capacidade de aprová-lo.
Nem mesmo os deputados sabem para onde irá a discussão do texto. A comentarista Vera Magalhães falou com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, por mensagens e há a preocupação de se aprovar a reforma em tempo hábil para as eleições do ano que vem.
Vale lembrar que o texto, ao ser aprovado na Câmara, segue para comissão e plenário do Senado. Em caso de mudanças, volta para a Câmara.
Entretanto, já não se sabe ao certo qual o texto exato que será votado, pois muitas propostas ocorrem. O distritão, segundo Vera Magalhães, já nem é mais distritão. Fala-se em distritão misto.
“Se fala nisso para vencer a resistência da sociedade em relação ao distritão. Eles perceberam isso, tentaram recuar, mas agora há a impossibilidade de se conciliar o desejo deles. A intenção é aprovar um texto minimamente palatável para as pessoas”, diz Vera Magalhães.
Assista ao comentário completo de Vera Magalhães:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.