Vera Magalhães: É importante que Bolsonaro entenda que a política não é algo demonizável
O presidente Jair Bolsonaro deve reunir nesta terça-feira (26) os líderes de partidos que podem compor base favorável à proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo na semana passada. Ele deve tirar dúvidas e apresentar o projeto.
Para Vera Magalhães, “esta semana vai ser importante para o início das negociações políticas” para a aprovação das mudanças. No encontro, o presidente vai buscar facilitar o trâmite na Câmara, onde enfrentará mais dificuldades. “No Senado, deve ter uma vida mais tranquila, porque os governadores são a favor da reforma.”
Conforme afirmou nesta segunda (25), “o governo precisa começar a se articular e assumir para si a função” de articulação, assunto sobre o qual Bolsonaro deve ouvir críticas dos líderes partidários, porque o relacionamento entre Executivo e Legislativo praticamente não existe. Onyx Lorenzoni (DEM-RS), por exemplo, nunca foi um líder enquanto deputado e tem divergências com o correligionário Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara.
“É importante que Bolsonaro entre em campo, ele próprio articule isso, ouça as críticas e entenda que a política não é algo demonizável. Não é algo por si só condenável. Ele vai precisar da política como instrumento para fazer a reforma passar. Não é simples, trivial, e vai precisar de sintonia muito fina entre Legislativo e Executivo que, por hora, não existe. O primeiro passo vai ser dado a manhã.”
De acordo com a comentarista da Jovem Pan, a reforma proposta é coesa e coerente com o discurso de abertura feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “Mas para que passe, vai ter que enfrentar guerra de comunicação e política dentro do parlamento, criando base sólida.” Esse encontro aconteceria semana passada, mas foi adiado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.