Vera Magalhães: Para ser eleito em 1º turno, Bolsonaro depende de encolhimento de adversários

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2018 08h04
Wilson Dias/Agência BrasilBolsonaro poderia “pescar” esses votos no eleitorado disposto a liquidar a disputa presidencial já em primeiro turno

Hoje Jair Bolsonaro tem 38% dos votos válidos e precisaria construir 12 pontos percentuais para vencer em primeiro turno no dia 07 de outubro. Para isso ele precisa crescer e os candidatos adversários encolherem, mas essa segunda parte da equação não está ocorrendo neste momento.

Ele poderia “pescar” esses votos no eleitorado disposto a liquidar a disputa presidencial já em primeiro turno – menos com eleitores de Fernando Haddad. Bolsonaro poderá tentar aumentar essa vantagem no eleitorado evangélico e também no eleitorado do Centro Sul, que têm discurso antipetista muito forte.

Por outro lado, os adversários de Bolsonaro ainda tentam conseguir votos para viabilizar o segundo turno. Nesta terça-feira (02), Ciro Gomes fez pedido explícito de votos por ser ele o único capaz de derrotar Bolsonaro no segundo turno.

Isso não tem muito poder de provocar troca de lugares entre Haddad e Ciro. Isso teria que depender muito da erosão do petista e de uma mudança no posicionamento do eleitorado do Nordeste, que é menos afetado com escândalos como o que veio com a delação de Antonio Palocci nesta semana.

Confira o comentário completo de Vera Magalhães: