Vera: Previdência deve passar sem susto na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2019 07h59 - Atualizado em 06/08/2019 10h34
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Votação em segundo turno deve acontecer ainda nesta semana

A reforma da Previdência já não é mais uma grande preocupação na Câmara dos Deputados. Ao voltar do recesso parlamentar, tanto os líderes políticos como o governo tiveram a percepção de que o texto já está amadurecido e bem aceito tanto na sociedade quanto entre os próprios parlamentares.

Para os deputados, já não há mais nenhuma grande controvérsia, em termos técnicos, que deva atrapalhar a votação em segundo turno no plenário da Casa. Além disso, durante as férias, quando muitos voltaram às suas bancadas, o temor de que a reforma fosse impopular e levaria danos políticos aos parlamentares caiu por terra: foi possível ver, de perto, a aceitação da Previdência em suas bases, recebendo apoio de eleitores.

Esse clima de maior tranquilidade tanto entre a população civil como entre os parlamentares deve ajudar o projeto a sair rapidamente da Câmara. Mesmo que o requerimento de quebra de interstício, necessário para começar a votação nesta terça-feira (6) não seja aprovado, o governo pode, ainda, votar a pauta mais para frente nesta semana.

A passagem do projeto para o Senado Federal é, também, de grande interesse dos deputados, que querem votar outros assuntos e fazer a engrenagem girar para repercutir seu próprio trabalho dentro da Casa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.