Votação do habeas corpus de Lula deve contar com a presença de Gilmar Mendes
No último dia 22 de março, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pelo adiamento da votação do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula para o próximo dia 04 de abril. Com isso, o julgamento corria o risco de não contar com Gilmar Mendes, que já havia informado de sua participação em um evento em Portugal. Nesta segunda-feira (26), porém, a situação mudou: o ministro já cogita voltar a Brasília para participar da retomada do processo.
Inicialmente, Gilmar havia confirmado que não estava disposto a retornar ao Brasil na data definida para a sessão pois é o anfitrião do 4° Fórum Jurídico de Lisboa, evento marcado há meses e no qual ele fará a abertura, o encerramento e a moderação de um dos painéis. Caso mantivesse esse posicionamento, o empate era um cenário possível, o que favoreceria o ex-presidente Lula.
Agora, Gilmar já pensa em comparecer ao julgamento, uma vez que este não é o melhor momento para se omitir em um processo de tamanha relevância, ainda mais com o STF sob o escrutínio do País.
*Com informações de Vera Magalhães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.