Vice-ministro de Indústria e Comércio da China é investigado por corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 26/12/2014 10h09

Pequim, 26 dez (EFE).- O vice-ministro da Administração de Indústria e Comércio da China, Sun Hongzhi, será investigado por corrupção, informou nesta sexta-feira a agência oficial “Xinhua”.

A Comissão Central de Inspeção e Disciplina, órgão anticorrupção do Partido Comunista da China (PCCh), anunciou que Sun é suspeito de ter cometido “violações da disciplina do PCCh”, eufemismo com o qual o regime chinês se refere aos casos de corrupção.

Sun, que desde o ano passado era um dos cinco vice-ministros da Administração de Indústria e Comércio da China, é a mais recente vítima da campanha anticorrupção empreendida pelo presidente da China, Xi Jinping.

Esta investigação, o primeiro passo para um futuro julgamento, foi iniciada apenas quatro dias depois da abertura de outra contra Ling Jihua, ex-secretário pessoal do presidente anterior da China, Hu Jintao.

Outros cargos ilustres durante a era de Hu que estão sendo investigados por corrupção, embora ainda não tenham sido julgados, são o ex-ministro de Segurança Pública Zhou Yongkang e o ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, Xu Caihou.

Nascido em 1965 na província de Jilin (nordeste da China), Sun estudou engenharia elétrica e entrou no PCCh em 1986.

Ele fez carreira em várias empresas públicas e centros tecnológicos vinculados ao carvão até que, em 2001, passou a ser subdiretor do Bureau de Indústria do Carvão de Jilin, e diretor entre 2004 e 2006, quando se tornou prefeito de Songyuan, uma cidade de sua província.

Em 2011 deu o salto à administração estatal como chefe da supervisão de publicidade da Administração de Indústria e Comércio, e ano passado foi nomeado subdiretor deste organismo, o cargo que ocupava até agora. EFEavc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.