10 mitos e verdades sobre o “olho de peixe”

Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre como tratar e prevenir a doença

  • Por EdiCase
  • 27/12/2022 15h00
  • BlueSky
Olho de peixe é caracterizado pelo surgimento de verrugas nos pés Olho de peixe é caracterizado pelo surgimento de verrugas nos pés Imagem: Shutterstock

Popularmente conhecido como “olho de peixe”, porque tem o aspecto do olho do animal morto, a lesão causada pelo papilomavírus humano (HPV) consiste em um conjunto de verrugas que podem surgir nas plantas dos pés. A doença é reconhecida por suas bordas brancas e pelos pontinhos pretos no centro (em decorrência da trombose de pequenos vasos). Entre os principais sintomas, estão a sensação de inchaço, a vermelhidão e as dores ao pisar.

Semelhante aos calos, por vezes, o tratamento para a condição é negligenciado, visto que muitos pacientes confundem ambos, o que gera dúvidas sobre a sua forma de tratamento ou de prevenção. Por isso, a dermatologista Geisa Costa, diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, esclarece os principais mitos e as verdades sobre o assunto. Veja!

1. O olho de peixe é mais comum no verão?

Verdade. Isso se dá porque é a época em que as pessoas andam mais descalças, principalmente na praia e à beira da piscina. 

2. A doença é contagiosa?

Verdade. Como é um vírus, ele pode passar de uma pessoa para a outra e ainda se espalhar pelo corpo. No entanto, a pele do pé precisa ter um ponto de entrada, como rachaduras, cortes ou arranhões. 

3. O tratamento é realizado somente com medicação tópica?

Falso. Só medicação tópica, não. Porém, ela pode ser indicada para reduzir a espessura da verruga e facilitar o processo de remoção da parte infectada. 

4. A crioterapia é o melhor método? 

Depende do tamanho e da profundidade da lesão. Quando ela está em um estágio mais avançado, é indicada a crioterapia para congelar essa verruga, acabando, assim, com o vírus. 

5. Laser também pode ser aplicado na verruga?

Verdade. O Laser YAG ajuda quando a lesão está no início. Por isso, é importante procurar um especialista caso tenha os sintomas. 

Hidratantes indicados por especialistas podem reduzir as verrugas (Imagem: Shutterstock)

6. Tratamentos caseiros funcionam?

Depende. O especialista pode indicar algum tipo de ácido ou hidratante para você aplicar na região com o objetivo de minimizar a verruga ou até para trabalhar como prevenção. Mas tratamentos caseiros, como a casca de banana, não resolvem. 

7. Não é recomendado retirar ou espremer a verruga?

Verdade. Por ser contagiosa, vai passar para outros dedos ou instrumentos, como alicates, e você ainda pode infeccionar a região. 

8. Se não tratar, ela aumenta?

Verdade. Pode ficar muito mais doloroso e até levar a uma inflamação. Precisando de medicação oral, como antibióticos. 

9. A verruga pode sumir sozinha?

Verdade. Mas pode demorar anos. Não compensa esperar, pois, em vez de sumir, ela pode aumentar e se espalhar para outros pontos do corpo. 

10. Cuidar dos pés é a melhor prevenção?

Verdade. Sempre use chinelo, hidrate e seque muito bem os pés. Ao usar sapatos fechados, higienize-os semanalmente. Evite também pedir emprestado sapatos de outras pessoas.  

Por Ana Marigliani

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.