5 benefícios do café para a saúde

Nutricionista explica as propriedades cientificamente comprovadas dessa bebida amada pelos brasileiros

  • Por EdiCase
  • 16/05/2023 18h15
  • BlueSky
O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo Imagem: jazz3311 | ShutterStock

Seja no café da manhã, da tarde ou, até mesmo, durante o expediente de trabalho, o café está quase sempre presente. E foi isso que fez o Brasil ocupar o posto de segundo maior consumidor global da bebida, conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Além disso, a ingestão aumentou mais de 1% no país em 2021.

“Além da popularidade nas casas brasileiras, o café também é popular no âmbito científico, e são muitas as pesquisas que atestam os benefícios da bebida para a saúde”, comenta Juliana Wood, nutricionista da Sami, operadora de saúde.

Abaixo, a profissional lista os principais benefícios do consumo recomendado de café. Confira!

1. Queima de calorias

De acordo com a nutricionista, o café é um dos poucos alimentos naturais que auxiliam na queima de calorias por acelerar o metabolismo. Isso acontece porque ele aumenta os níveis de adrenalina no sangue e melhora a performance de atividades físicas, segundo um estudo publicado pelo International Journal of Sports Nutrition. A pesquisa, feita com atletas, revelou que a ingestão de apenas 3 miligramas da bebida já impacta positivamente o desempenho. Por fim, além de tais benefícios, a cafeína também colabora com a saciedade.

2. Ação antioxidante e anti-inflamatória

A cafeína está sendo relacionada a outros efeitos muito positivos no organismo, interferindo em situações inflamatórias no corpo, o que não é necessariamente causado por doenças. Por exemplo, uma pesquisa produzida pela Universidade Stanford confirmou que a substância atua contra a inflamação crônica do organismo causada pelo envelhecimento. Além disso, o café é rico em ácido clorogênico, composto antioxidante com efeitos anti-inflamatórios. Quando combinado com o leite, o efeito anti-inflamatório pode se potencializar por conta da mistura dos aminoácidos do laticínio e os polifenóis do café.

3. Fortalecimento da memória

Duas xícaras diárias são suficientes para trazer benefícios consideráveis à memória, segundo estudos realizados na Universidade Johns Hopkins. No estudo, foi observado que aqueles que tomaram cápsulas de cafeína obtiveram melhor desempenho em jogos relacionados à memória. Em paralelo, a ingestão de café também diminui o risco de demência e de declínio cognitivo. Assim, a bebida pode ser benéfica para idosos.

Inclusive, um outro estudo revela que até o horário do consumo pode fazer a diferença no impacto benéfico na memória. O estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, mostra que o ideal é que os mais jovens consumam a bebida pela manhã; já os idosos podem ter mais benefícios se beberem durante a tarde.  

Duas xícaras de café por dia podem ajudar a combater a insuficiência cardíaca (Imagem: Khakimullin Aleksandr | ShutterStock)

4. Protege o coração

Ainda de acordo com os estudos da Harvard School Of Public Health, duas xícaras de café por dia podem ajudar a combater a insuficiência cardíaca em 11%. “As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares”, comenta a nutricionista 

5. Alívio para pacientes com Parkinson

Neurologistas da Universidade de McGill, no Canadá, relataram que pacientes com Parkinson que fizeram uso de suplementos de cafeína tiveram melhoras significativas nos movimentos e na redução da rigidez. Isso acontece porque o café protege o cérebro e melhora os níveis de dopamina: tal hormônio é importante para os que sofrem com Parkinson, visto que é justamente a morte das células que produzem a dopamina que causa os sintomas da doença.

Por Luana Lopes

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.