Saiba como cuidar da pele em cada fase da vida

Dermatologistas ensinam cuidados com a pele que ajudam a prevenir o envelhecimento

  • Por EdiCase
  • 30/12/2022 14h00
  • BlueSky
Cuidados com a pele devem ser iniciados na infância Cuidados com a pele devem ser iniciados na infância Imagem: Shutterstock

Cuidar da saúde da pele é fundamental, mas muitas pessoas só começam a se preocupar com ela a partir de determinada idade — por exemplo, quando surgem as primeiras marcas de envelhecimento. “Os cuidados com a pele devem começar aos 6 meses de idade com o uso de filtro solar, que deve ser mantido a vida toda”, alerta Valéria Campos, dermatologista especialista em laser pela Harvard Medical School e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Prevenindo o envelhecimento 

Com o passar dos anos, os cuidados devem ser intensificados e, nessa hora, não basta usar apenas o protetor. É preciso tomar aqueles cuidados básicos e simples de que muitas vezes esquecemos, como tirar a maquiagem antes de dormir. “A partir dos 25 anos de idade, já devem ser introduzidos os primeiros produtos para prevenir o envelhecimento”, recomenda a dermatologista.

Cuide da alimentação e do sono

Cada fase exige um cuidado especial. Isso inclui alimentação, estilo de vida e fatores emocionais. Se você pretende chegar aos 50 com a pele bonita e saudável, não basta usar produtos de beleza. É preciso se cuidar por dentro também. 

“Temos que falar de duas coisas fundamentais: boa alimentação e sono de qualidade. Uma boa alimentação contempla pratos coloridos com legumes, verduras e proteínas”, alerta Anna Verônica Ziccarelli, especialista em Medicina Regenerativa. Segundo ela, o ideal é dormir pelo menos 8 horas por noite.

Fatores que aceleram o envelhecimento

A dermatologista Valéria Campos chama a atenção para alguns fatores que estimulam o envelhecimento precoce da pele, como uso do cigarro, exposição inadequada ao sol e estresse. Segundo ela, tais condições “aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, crostinhas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce, além do câncer de pele”, explica.

Cuidados em cada fase da vida

Todavia, com alguns cuidados, é possível manter a beleza da pele em todas as fases da vida. Afinal, cada etapa é única, e nada melhor que curtir cada uma delas de forma bela e saudável. Confira as dicas de Anna Verônica Ziccarelli e Valéria Campos para aprender a se cuidar em cada década.

Aos 20 anos

A pele do rosto, do corpo e do cabelo começam a exigir mais cuidados pelo excesso de sol, pois a exposição cumulativa é excessiva durante os primeiros 10 e 20 anos de vida. O ideal é manter a pele sempre limpa, usar um sabonete líquido adequado ao tipo de pele, tonificar e hidratar. Se for o caso, marcar uma limpeza de pele mensal para tirar os cravos e espinhas pode ser uma boa opção. Nunca mexa na pele, visto que isso pode deixar marcas.

Existem, no mercado, bases com protetor solar que funcionam como maquiagem e protetor. É recomendável esfoliar a pele mensalmente, assim como hidratá-la. Trata-se de um tratamento simples, mas com ótimos resultados a longo prazo. Eles fazem com que a pele esteja sempre viçosa.

Aos 30 anos

Nesta fase surgem as primeiras rugas, pois a pele sofre algumas alterações, como a perda de firmeza e elasticidade, o que pode deixar o rosto mais irregular. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir também. A fim de amenizar o problema, são indicados cremes que contenham aquaporina, ácido retinóico e ácido glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas.

Quem come muito alimento em conserva desenvolve resistência ao botox por conta da toxina que existe, por exemplo, no palmito. Por isso, evite consumi-los. Além disso, tente ter uma rotina: hora para acordar, para dormir e para fazer as refeições.

Os procedimentos estéticos, assim como em qualquer outra fase da vida, precisam ser recomendados por um dermatologista. Geralmente, para essa fase, têm bastante eficácia luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal e aplicação de toxina botulínica. 

Nesta idade, começam a aparecer problemas de flacidez. Por tal razão, ginástica e exercícios físicos regulares fazem toda a diferença, assim como evitar a ingestão de refrigerantes, gorduras e alimentos industrializados.

Cuidar da saúde da pele é importante independentemente da idade (Imagem: Shutterstock)

Aos 40 anos

Nesta fase é preciso tomar mais cuidado com o sol. Os procedimentos mais intensos começam nesta idade, como preenchimentos, laser e aparelhos de lipomodelagem. A pele do rosto e a do corpo não respondem tão bem aos cremes quanto antes. Se você desejar deixar a pele mais vistosa, as intervenções mais comuns são aplicação de botox, ácido hialurônico e laser. Esses tratamentos podem ser associados a peelings.

Os exercícios físicos também precisam ser intensificados. O foco maior deve ser na musculação, porque começa a perda óssea. Um bom instrutor pode orientar sobre os exercícios mais recomendados para as articulações e as áreas como glúteos e abdômen.

Aos 50 anos

Aos 50 anos, talvez seja a hora de se pensar em um lifting, um procedimento leve para deixar o rosto com aspecto mais descansado. Caso sinta que ainda não é a hora, mantenha os procedimentos da década anterior e reforce o uso dos cremes. É importante lembrar que a menopausa está chegando e, por tal motivo, uma série de mudanças hormonais vai acontecer. Procure seu ginecologista e/ou endocrinologista para falar a respeito.

A mulher começa a notar mudanças no corpo, como perda de agilidade e força. Por isso, é bom procurar orientação profissional visando continuar a atividade física e verificar se existe necessidade de complementos de vitaminas e/ou cálcio.

Após os 60 anos

Após os 60 anos, as rugas já aparecem de um jeito acentuado. A perda da elasticidade e da firmeza é perceptível. A pele se torna mais fina, frágil e desidratada. A renovação celular é deficiente, e a contínua diminuição das taxas hormonais impossibilita a recuperação natural da pele

É a fase em que todos os tratamentos devem ser intensificados. Os exercícios físicos devem ser mantidos com a orientação de um profissional especializado. É importante cuidar da alimentação para manter a pele hidratada.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.