Veja o que a geração Z prioriza em uma vaga de emprego
Esses profissionais têm priorizado jornadas de trabalho flexíveis e remotas
O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da geração Z no mercado de trabalho. Se antes, ter um alto salário e um cargo hierárquico eram sinônimos de sucesso, hoje, salário emocional, benefícios, crescimento individual e propósito entram na lista de prioridades para a GenZ, aqueles nascidos entre 1995 e 2010. Neste cenário, o auxílio-educação aparece como o quarto desejo dos colaboradores na hora de se candidatar a uma vaga.
Retendo talentos da geração Z
Atrás apenas dos clássicos vale-refeição e assistência médica e odontológica, segundo levantamento feito pelas empresas Swile e Leme, a busca por vagas que oferecem incentivo à educação já tem gerado um movimento que demanda atualização das empresas para atender aos requisitos dos candidatos. Rennan Vilar, Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional, vê esta dinâmica de mercado como oportunidade de mão dupla: auxiliar no desenvolvimento profissional dos colaboradores e, como consequência, reter talentos e desenvolver o negócio.
“As empresas precisam ter um olhar atento para a área de pessoas e cultura, afinal os colaboradores são quem fazem tudo acontecer. Assim como os candidatos a uma vaga de trabalho precisam se atualizar para acompanhar o mercado, do lado de cá, como empregadores, temos tido que entender cada vez mais o que é importante para conquistarmos e retermos nossos talentos”, afirma Rennan Vilar.
Foco no desenvolvimento dos colaboradores
A exemplo de como a “GenZ” tem enxergado suas prioridades no mercado de trabalho, Rennan conta que o Grupo tem feito um esforço para que, além de revisar o plano de cargos e salários, oferecer melhor remuneração e disponibilizar mais benefícios aos colaboradores, também possa focar o incentivo à educação.
“No Departamento de Pessoas e Cultura, nosso trabalho tem sido focado em proporcionar o constante desenvolvimento tanto dos nossos gestores como de todos os nossos colaboradores. Então criamos os projetos ‘Academia de Desenvolvimento’, direcionada para a formação e constante atualização da liderança, e ‘Desenvolve TODOS’, que abrange todos os funcionários e oferece verbas para que os colaboradores possam fazer cursos, graduações, pós-graduações e atividades voltadas para a sua formação”, explica.
Atraindo talentos da geração Z
No Relatório de Tendência de Gestão de Pessoas 2024, desenvolvido pela consultoria global Great Place To Work, a geração Z foi apontada como o maior desafio para a área de gestão de pessoas. Para fazer a atração destes talentos e, ainda, criar um ambiente propício para a inovação e o crescimento mútuo, a consultoria trouxe dicas. Confira:
- Oferecer flexibilidade no trabalho com horários flexíveis e trabalho remoto, quando possível;
- Fortalecer a cultura de feedback, uma vez que a “GenZ” valoriza a transparência e o desenvolvimento;
- Possibilitar o crescimento individual e profissional rápido, com incentivo à educação e progressão de carreira na empresa.
Por Nayara Campos
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