Ao contrário do cenário nacional, MDB e PSDB lideram nos estados

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2018 11h15
Divulgação Os candidatos João Doria e Paulo Skaf, do PSDB e do MDB, respectivamente, lideram as pesquisas de intenção de votos em São Paulo

Enquanto Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) despontam nas pesquisas nacionais de intenção de voto, as eleições para governador têm demonstrado uma preferência pelos candidatos do MDB e PSDB.

Ambos os partidos têm oito candidatos a governador bem colocados nos levantamentos realizados pelo Ibope neste mês. Se for considerada a coligação de partidos que apoia o presidenciável Geraldo Alckmin, por exemplo, sobe para dezoito o número de postulantes aos governos estaduais que despontam nas pesquisas.

Os candidatos tucanos aparecem bem posicionados nas pesquisas em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O MDB também está entre os dois primeiros em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chances de resolver a eleição no primeiro turno em Alagoas e no Pará.

O PSL de Jair Bolsonaro, por sua vez, repete a liderança nas pesquisas apenas em Roraima — foram lançadas, ao todo, candidaturas próprias nos estados.

Já o PT tem sete candidatos bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, inclusive com a possibilidade de vitória no primeiro turno: Ceará, Bahia e Piauí. Considerando o Pros e o PCdoB, que integram a coligação de Haddad, são mais dois candidatos a governador com chances eleitorais – no Distrito Federal e no Maranhão, respectivamente.

O PSB, que não lançou candidato a presidente da República, está bem na corrida eleitoral de seis estados. No Espírito Santo, a sigla pode resolver o pleito no primeiro turno.

O PDT tem concorrentes com chances eleitorais em cinco estados, um a mais do que o DEM.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.