Ayres tenta articular chapa com Barbosa e Marina
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto tenta promover um encontro entre os pré-candidatos à Presidência Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede) com o objetivo de tentar viabilizar uma chapa única entre os dois.
Em encontros anteriores, informa a colunista da Folha Mônica Bergamo, nenhum dos dois concordou em aceitar a posição de vice na chapa.
Na última pesquisa Datafolha, Marina Silva chegou a 15% de intenção de votos, enquanto Barbosa bateu na casa dos 10%, sendo que o ex-ministro do STF tem maior estrutura partidária (26 deputados do PSB contra apenas dois da Rede).
Em entrevista à própria Folha divulgada nesta quarta (18), Marina descartou deixar a posição de pré-candidata. Ela elogiou a entrada de Barbosa na disputa, disse “respeitar esse debate” e defendeu o diálogo, mas ressalvou: “dialogar não significa que as pessoas tenham de abrir mão de seu projeto político”.
“Pensei muito em assumir a pré-candidatura pela terceira vez. Uma vez assumida, já até deliberamos em congresso (da Rede). E o congresso é a instância mais alta de nossas decisões políticas”, evocou. “Isso (posição à frente da chapa) só mudará isso daqui a dois anos e daqui a dois anos já passou a eleição”, antecipou.
No Painel da Folha, Daniela Lima informa que Joaquim Barbosa está “praticamente decidido” a disputar pelo Planalto. Sua família, no entanto, resistiu à intenção, ponderando o desgaste emocional e devassa a que será submetido. Barbosa espera a construção de um consenso do PSB em torno do seu nome e acertou com a sigla que pode desistir até agosto.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.