Bolsonaro cai, mas ainda lidera com folga intenções de voto, mostra DataPoder360
Em nova pesquisa eleitoral, o Instituto DataPoder360 aponta que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando as intenções de voto à Presidência em cenários sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com 21% e 18% da preferência do eleitor, no entanto, Bolsonaro caiu quatro e três pontos porcentuais nos dois cenários colocados em relação à pesquisa anterior, de maio, do próprio instituto. Mesmo assim, o ex-militar vence todos os adversários nos cenários projetados de 2º turno (veja mais abaixo).
Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo com 13% e 12%.
Marina Silva (Rede), com 7% nas duas pesquisas, divide o terceiro lugar com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% e 7%. O levantamento do DataPoder360 revela uma intenção de votos em Marina muito menor que o do Ibope, que a coloca empatada tecnicamente com Bolsonaro.
Fernando Haddad (PT) aparece logo atrás com 6% e 5% e, depois, Alvaro Dias (Podemos), com 5% e 4%.
Além de um cenário com esses seis principais candidatos, o instituto fez um levantamento com outros nove pré-candidatos. Manuela D’Avila (PCdoB) aparece com 2%, enquanto Fernando Collor (PTC), Henrique Meirelles (MDB), Rodrigo Maia (DEM) e Flávio Rocha (PRB) têm 1% das intenções de voto. Os demais não pontuaram.
Não sabem em quem votar ou não responderam 9% ou 13%, a depender do cenário.
Votos nulos ou brancos
As intenções de anular o voto seguem maiores que as depositadas em qualquer pré-candidato.
O porcentual de branco/nulo cresceu de 28% para 31% no cenário com menos candidatos e de 27% ára 29% na pesquisa com 15 nomes.
Mesmo se fossem maioria, os votos nulos ou brancos não têm a capacidade de anular uma eleição pois são desconsiderados na contagem oficial.
Veja os gráficos divulgados pelo DataPoder360:
Cenário 2, com mais candidatos:
Cenários de segundo turno
O instituto fez projeções de cenários de segundo turno com Bolsonaro contra Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad.
Alckmin liderou as intenções com 35% a 36% das intenções. Quem mais deu trabalho para o deputado foi Marina Silva (31%), seguida por Ciro (26%), Alckmin (25%) e Haddad (23%).
Certeza e mudança de voto
Cerca de metade do eleitorado entrevistado (52%) diz que “votará com certeza” no candidato ou na opção que agora aponta. Um quarto (23%) assume que pode mudar de ideia até o dia da eleição e o outro quarto (25%) não sabe ou não respondeu.
Os que têm a maior certeza de voto são, em ordem, Bolsonaro (79% de seu eleitorado), Ciro Gomes (70%), Fernando Haddad (61%), Alvaro Dias (49%) e Marina Silva (46%). Além disso, 33% dos que dizem que votarão branco/nulo dizem ter certeza disso.
Dos mais propícios a perderem seus eleitores, Geraldo Alckmin lidera com 39%, seguido por Marina Silva (31%), Alvaro Dias (28%), Ciro Gomes (20%), Haddad e Bolsonaro (19% cada). Um quinto (20%) dos que dizem que votarão branco ou nulo assumem mudar de ideia até o dia da eleição.
Perfil do eleitor
O DataPoder360 cruzou os dados dos entrevistados com suas respostas e traçou um perfil do eleitorado de cada candidato, segundo sexo, idade, escolaridade, renda e região onde vive.
Bolsonaro tem mais força entre os homens (26% contra 11%), os da faixa etária entre 25 e 44 anos, os com ensino superior e os da região norte.
Veja os gráficos:
O DataPoder360 entrevistou por telefone 5.500 pessoas de 229 cidades de todas as regiões entre 25 e 29 de junho. A margem de erro é de 2%. O registro do estudo no TSE é BR-05297/2018.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.