Boulos promete perdão a Lula caso eleito

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2018 09h57
CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Pré-candidatos Manuela D'Ávila (PCdoB), e Guilherme Boulos (PSOL, dir.) durante ato da Caravana Lula em Curitiba (PR) nesta quarta, 28

Caso seja eleito, o pré-candidato do PSOL ao Planalto, Guilherme Boulos, promete conceder perdão judicial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado em 2ª instância no caso tríplex e réu em outros processos na Lava Jato.

Em entrevista dada ao canal “Jornalistas Livres”, o líder do MTST diz que “não há provas dos crimes que querem imputar a Lula” e “defende a união das esquerdas em torno de um programa comum”.

Perdão judicial que pode ser concedido exclusivamente pelo presidente da República, segundo a Constituição, o indulto extingue a pena de condenados em categorias determinadas pelo decreto.

Como a Jovem Pan já explicou, porém, o termo judicial correto que poderia ser aplicado a Lula caso um aliado seu suba ao Palácio do Planalto é “graça”, quando o indulto é concedido apenas a um indivíduo. A graça pode ser concedida sem maiores explicações jurídicas, pelo presidente da República, por questões “humanitárias”, ou atendendo à súplica do condenado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.