‘Calculadora eleitoral’ mostra sua afinidade com candidatos à Presidência

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2018 14h11
Divulgação/O IcebergA Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 foi desenvolvida por especialistas em Políticas Públicas que colaboram com o site Iceberg

O site Iceberg desenvolveu uma Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 que compara suas posições políticas com as dos nove principais candidatos à Presidência da República. Ao total, são 23 perguntas relacionadas a economia, energia, proteção social, segurança e educação. Após escolher entre as alternativas “sim”, “não” ou “depende” e apertão o botão “calcular”, aparece uma porcentagem de compatibilidade com cada candidato.

A Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 foi desenvolvida por especialistas em Políticas Públicas que colaboram com o site Iceberg. A página reflete na íntegra o levantamento produzido pelo Professor Daniel da Silva Lacerda, da UFRGS.

Para calcular a afinidade entre o usuário e os presidenciáveis adotou-se a seguinte abordagem. Se o candidato ou o usuário estão divididos no assunto, ou se a posição do candidato ainda não foi mapeada, soma-se 0,5. Quando as posições são idênticas, adiciona-se 1 ponto. Quando são divergentes — a posição do usuário e do candidato são opostas — não se soma nada. Por fim, calculamos o percentual de afinidade tendo como base o total dos 23 pontos disponíveis. As frases foram ajustadas visando maior clareza e coesão.

Foram levantadas as posições de Guilherme Boulos (PSOL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Jair Bolsonaro (PSL).