Haddad diz que Lula vai recorrer à ONU e ao STF para registrar candidatura

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2018 18h15 - Atualizado em 03/09/2018 18h18
  • BlueSky
EFE Segundo o vice da chapa, partido fará isso no prazo de 10 dias

Fernando Haddad, vice na chapa do PT nas eleições de 2018, visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal de Curitiba nesta segunda-feira (3). Logo depois do encontro, ele conversou com a imprensa no local e afirmou que o partido decidiu recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) e também ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo “direito de registrar sua candidatura”.

“O presidente Lula tomou a decisão por meio de seus advogados de, em primeiro lugar, peticionar junto à ONU para que se manifeste sobre a decisão das autoridades eleitorais brasileiras em relação à determinação da ONU para que sua candidatura fosse registrada pelo TSE. Em segundo lugar, peticionar junto ao STF”, disse.

“Serão duas petições, dois recursos, com pedido de liminar tanto na esfera eleitoral quanto na esfera criminal para que ele tenha o direito de registrar sua candidatura no prazo que foi dado de 10 dias. Ou seja, para que não haja necessidade de substituição nesse prazo. Essas são as decisões do presidente na defesa de sua dignidade e em respeito à soberania do povo em escolher seu presidente da República”, completou.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e outros advogados também participaram do encontro.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luís Felipe Salomão proibiu o PT de veicular a propaganda eleitoral transmitida em rádio neste sábado (1º) em que o ex-presidente ainda aparecia como candidato à Presidência. Esta é a primeira liminar do TSE deferida sobre o tema. O ministro determinou ainda que para cada propaganda eleitoral em desconformidade com a decisão do tribunal seja paga uma multa de R$ 500 mil.

Vale lembrar que o TSE barrou a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa, mas decidiu que ele pode aparecer no horário eleitoral, desde que não seja apresentado como candidato.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.