Haddad salta ao segundo lugar quando “apoiado por Lula”, diz pesquisa
Pesquisa XP Investimentos/Ipespe divulgada nesta sexta (27) estimulou a capacidade de transferir votos do ex-presidente Lula, preso em Curitiba e inelegível segundo as regras da Lei da Ficha Limpa.
O levantamento estimou um cenário sem Lula, um com Fernando Haddad como substituto do ex-presidente e outro em que o possível candidato do PT é apontado como “apoiado por Lula”.
Na pesquisa em que apenas aparece o nome ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, o petista aparece apenas com 2% das intenções de voto, em sexto lugar.
Já no cenário em que o apoio de Lula é explicitado, Haddad chega aos 12% da preferência do eleitorado e alcança o segundo lugar, atrás apenas de Jair Bolsonaro (22%), que segue liderando todos os cenários sem o ex-presidente.
Marina Silva (10%), Geraldo Alckmin (9%) e Ciro Gomes (9%) aparecem logo atrás, embora ainda no limite do empate técnico com Haddad na margem de erro.
Veja os cenários:
Esta é a décima pesquisa encomendada pela XP Investimentos e tem margem máxima de erro de 3,2% para mais ou para menos. Foram ouvidas mil pessoas de todas as regiões do País, por telefone, entre 23 e 25 de julho. Ela foi registrada no TSE com o número BR-07756/2018.
Veja os dados completos (em inglês) aqui.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.