Janaina Paschoal elogia Ciro Gomes no Twitter
Possível vice na chapa de Jair Bolsonaro, a advogada Janaina Paschoal (PSL) elogiou o adversário e também candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), em sua conta no Twitter, na manhã desta quinta-feira (2).
Janaína referiu-se a trecho da entrevista de Ciro dada à Globonews na noite desta quarta (1º). Foi citado que Ciro respondeu a mais de 70 processos, especialmente por injúria, difamação e danos morais. Questionado por seu temperamento, o candidato à esquerda disse que é porta-voz de uma justa indignação contra a corrupção. Ciro citou o presidente do Senado, Eunício Oliviera, e outros membros da “quadrilha que tomou conta do MDB“, dizendo ter orgulho de ter sido processado pelo presidente Michel Temer, Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha.
Janaína se compadeceu do sentimento de Ciro e apontou:
“Quando indagado sobre seus mais de 70 processos, Ciro disse que isso só ocorre no Brasil: o indivíduo tem coragem de apontar crimes e ilicitudes e é ele que acaba processado. Em 20 anos de advocacia, sou testemunha disso. Que país evolui assim?”, escreveu. “Bandido, sobretudo se poderoso, é cheio de honra. Hipocrisia institucionalizada!”, continuou a professora de Direito da USP e advogada que assinou o impeachment de Dilma Rousseff.
“Quanto mais honesto e frágil é o denunciante, mais o bandido o intimida. Ah, você falou? Então prove! E toma condenação! O problema é que o cidadão honesto não costuma andar com gravadores 24 horas por dia!”, indignou-se Janaina. “Regras mundiais de compliance orientam a acolher o denunciante e averiguar seus relatos. Por aqui, o pobre abre a boca e toma sindicância e processo. Ele vira réu, o culpado passa a ser tratado como vítima. Como é que se limpa um país desse?”, questionou.
“Não votaria”
Antes de expressar solidariedade ao “possível adversário”, no entanto, Janaína declarou: “não votarei e não votaria em Ciro Gomes, seja por sua longa relação com o PT, seja por ele ainda acreditar que Lula é um injustiçado”.
“Ele (Ciro) mesmo está vendo o que dá confiar em cobra”, disse Janaina.
“No entanto, sou obrigada a quebrar protocolo para elogiar o candidato Ciro por uma importante parte de sua entrevista à Globonews. Elogiar um possível adversário? Por que não? Temos que romper essa coisa ultrapassada de timinho” afirmou.
2- No entanto, sou obrigada a quebrar protocolo para elogiar o candidato Ciro por uma importante parte de sua entrevista à Globonews. Elogiar um possível adversário? Por que não? Temos que romper essa coisa ultrapassado de timinho.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 2, 2018
Nesta manhã, Janaina também se solidarizou com Maria Lúcia Bicudo, filha de Hélio Bicudo, que faleceu na última terça (21). E compartilhou material contra o aborto, tema que está sendo debatido no STF.
Ainda a mais cotada para a vaga na chapa de Bolsonaro, Janaina participou ao lado do deputado do lançamento de sua candidatura ao Planalto. A jurista inclusive discursou antes do candidato, mas desagradou apoiadores do militar da reserva quando defendeu a moderação e disse que defensores extremos de Bolsonaro se assemelham a petistas. Janaina também afirmou que não gostou de ter sido comparada, por Eduardo Bolsonaro, filho do candidato, ao torturador Carlos Brilhante Ustra.
Apesar do clima ruim inicial, a autora do impeachment de Dilma tem acompanhado Bolsonaro em eventos, como na entrevista do deputado ao Roda Viva.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.