Lula: mercado deveria estar beijando meu pé

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2018 12h39 - Atualizado em 14/03/2018 12h46
EFE/Sebastião Moreira EFE/Sebastião Moreira "Por que o mercado, que encheu o rabo de ganhar dinheiro no meu governo, está com medo de mim?" (sic), questionou Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou indignado nesta terça-feira (14) por não ter a gratidão do chamado “mercado financeiro” por benesses que seu governo teria concedido aos empresários brasileiros.

“Por que o mercado, que encheu o rabo de ganhar dinheiro no meu governo, está com medo de mim?” (sic), questionou Lula, comentando a variação positiva da Bolsa de Valores após ter sido condenado em 2ª instância e ficado mais longe da eleição presidencial deste ano.

Segundo o petista, “os banqueiros ganharam muito dinheiro” durante seus dois mandatos.

“A única explicação que eu entendo hoje para o ódio do mercado, é que eles não gostam de política social”, declarou Lula, citando a presença de “pobre em teatro”, “pobre viajando” e “pobre na universidade”.

“Do ponto de vista do interesse financeiro, quanto mais o povo ganhar melhor”, afirmou o petista em entrevista ao site Brasil 247.

“Se fosse do ponto de vista de ganhos, eles (do mercado) deveriam estar beijando o meu pé”, cobrou Lula, reiterando que eles “ganharam muito dinheiro”.

Viagens e tráfico de influência

Na mesma resposta durante a entrevista, Lula citou as viagens que fazia com empresários para o exterior. “Toda viagem que eu fazia eu levava empresário brasileiro para competir lá fora”, disse o ex-presidente.

Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por tráfico de influência e atuação junto ao BNDES a favor de empreiteiras brasileiras, como a Odebrecht, em obras em países na África e da América Latina.

Essa gente achou que empresário brasileiro no exterior é crime”, contestou Lula, afirmando que, para os procuradores, “tudo é crime”.

“Às vezes eu acho que esses meninos estão a mando de interesses estrangeiros”, disse o ex-presidente.

Ele também reclamou dos efeitos negativos da investigação sobre companhias nacionais. “Será que essa molecada não pensa um pouco, não tem sentimento de Brasil, não tem sentimento de pátria?”, questionou Lula, citando uma suposta “perseguição às empreiteiras’.

“Isso me deixa puto”, declarou.

Veja a entrevista completa, transmitida ao vivo:

AO VIVO: Entrevista para o Brasil 247

Publicado por Lula em Quarta-feira, 14 de março de 2018

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.