Vídeo de urna completando número de Haddad é falso, esclarece TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou nota oficial para negar a veracidade de um vídeo publicado pelo deputado estadual e candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro Flavio Bolsonaro. As imagens publicadas pelo filho de Jair Bolsonaro mostram um eleitor apertando a tecla “1” e a urna supostamente “auto completando” o voto para o “13” de Fernando Haddad.
Segundo o TRE-MG, o vídeo é falso. A entidade afirmou que houve montagem no arquivo divulgado nas redes sociais.
“A Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, ‘auto completa’ o voto para presidente é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela”, diz o comunicado.
O TRE inclusive publicou no Youtube um vídeo explicando como foi feita a montagem. A narração é feita por um técnico de edição. Assista aqui.
Por meio de sua página no Twitter, Flavio Bolsonaro agradeceu o “retorno de sua denúncia” , mas afirmou que a explicação sobre a veracidade do vídeo “não é clara”. O deputado ainda disse que “se houvesse o voto impresso, nada disso estaria acontecendo”.
Agradeço ao @TSEjusbr pelo retorno da minha denúncia. Como cidadão exijo o esclarecimento de qualquer fato encaminhado pelos eleitores. Se houvesse o voto impresso nada disso estaria acontecendo. Obrigado!
— Flavio Bolsonaro 177 Senador_RJ (@FlavioBolsonaro) October 7, 2018
Trata-se de uma acusação grave, demanda uma resposta imediata pelo @TSEjusbr . Mesmo que a explicação sobre a veracidade do vídeo não tenha sido clara, meu objetivo de alertar ao TSE foi atingido, logo, retirei a postagem do vídeo.
— Flavio Bolsonaro 177 Senador_RJ (@FlavioBolsonaro) October 7, 2018
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.