Rosa Weber nega fraudes e critica fake news: ‘Buscam disseminar a desinformação’
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Rosa Weber admitiu preocupação com a disseminação de fake news a respeito de supostas fraudes em urnas eletrônicas. Durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) da Secretaria Nacional de Segurança Púlbica (Senasp), Weber afirmou que as notícias falsas buscam “disseminar a desinformação em detrimento da credibilidade da Justiça eleitoral”.
“A minha preocupação, como presidente do TSE, é que essas notícias falsas estão buscando disseminar uma desinformação em detrimento da credibilidade da Justiça eleitoral. Isso é altamente preocupante”, disse a ministra.
Durante todo o dia, eleitores têm denunciado supostas irregularidades em algumas urnas eletrônicas. O caso mais emblemático foi o de um vídeo compartilhado por Flavio Bolsonaro, deputado estadual, candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro e filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro.
Flavio publicou imagens que mostram um eleitor apertando a tecla “1” e a urna supostamente “auto completando” o voto para o “13” de Fernando Haddad. O TRE-MG já desmentiu a veracidade das imagens.
Para Rosa Weber, é uma “total irresponsabilidade” a divulgação de informações falsas como essa. “Está havendo montagem de vídeos e de imagens que visam a desacreditar uma Justiça que está utilizando um sistema usado há mais de 20 anos sem qualquer caso comprovado de fraude”, finalizou.
Com informações de Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.